Passada a 34ª rodada do Brasileiro, já podemos ver com mais clareza qual será o verdadeiro objetivo dos times que disputam o torneio.
Ao que tudo indica, a disputa do título vai ficar mesmo entre Corinthians e Vasco. Sei que me arrisco muito em cravar que somente os dois times irão brigar, visto que, cada hora aparece alguém que incomoda os dois primeiros.
A regularidade dos dois é tão grande que pelo menos até o fim da rodada de ontem os alvinegros paulista e carioca vão disputar cabeça a cabeça o primeiro lugar.
Fluminense, Flamengo e Botafogo são uma incógnita. Quando a gente pensa que eles vão incomodar e embolar de vez a tabela, eles tomam uma cacetada daquelas. Fluminense e Flamengo que o digam.
O Flu tinha tudo para dormir na liderança, bastava ganhar do América-MG, mas assim como aconteceu com o Timão, quando todo mundo esperava uma vitória, lá vem o Coelho e belisca mais um favorito ao título, Tricolor carioca derrotado e cinco pontos atrás do primeiro colocado.
E o Flamengo? Depois da goleada em cima do Cruzeiro, o time do Luxa parecia que tinha encontrado um rumo e que iria crescer novamente na competição e chega para jogar com o Coritiba e o que acontece? Derrota e seis pontos atrás dos seus concorrentes. Até a vaga na Libertadores corre risco.
Talvez o que menos mereça críticas (pelo menos) nesta rodada é o Botafogo. O Fogão fez um confronto direto com o Vasco no Engenhão, e mesmo assim não teve forças para conseguir uma vitória. Parece que 2011 vai ser mais um ano em que a torcida Alvinegra vai ficar sem um título nacional. O time não tem fôlego e quando chega na hora "H" parece que as pernas pesam, todo mundo trava. Se conseguir uma vaga na Libertadores já está de bom tamanho.
O Corinthians parece ter se recuperado do vexame contra o América-MG. Se não jogou seu melhor futebol diante do Atlético-PR, o time de Tite também não foi apático e muito menos entrou de salto alto achando que a vitória já estava garantida. Abriu 2 a 0 logo no início do jogo e tomou um sufoco do Furacão, que meteu até bola na trave da meta de Júlio César, e, mesmo assim manteve a liderança, embora seja primeiro colocado apenas por ter uma vitória a mais que seu concorrente mais próximo.
O Vasco continua a todo vapor. Semifinalista da Copa SulAmericana, e brigando firme pelo título. Na minha opinião, o Vasco é o grande time do Brasil junto com o Santos. O problema do Ricardo Gomes parece que fortaleceu ainda mais os jogadores do elenco que fazem de tudo para ganhar não só um, mas os dois títulos que disputam. Se tivesse que apostar em alguém apostaria no Vasco, mas uma escorregada de qualquer um dos dois pode ser fatal nessa reta de chegada.
A surpresa maior do campeonato é o Figueirense, que briga por uma vaga na Libertadores. Há quem diga que o time catarinense vai brigar pelo título, mas acho muito difícil. A vaga na Libertadores-2012 está de muito bom tamanho para o time de Jorginho. Embora, tudo é possível de acontecer, uma vez que, teremos o confronto direto entre Figueirense e Corinthians, e é nesse jogo que vai estar a chave do título. Se o Timão perder, abre um horizonte imenso para o Vasco, desde que, o time da Colina não tropece em ninguém.
Na parte debaixo da tabela nenhuma grande mudança. Atlético-MG, Cruzeiro, Ceará, Bahia precisam tomar cuidado com a Série B em 2012. Três times já estão com o destino garantido, resta uma só vaga no trem da segundona, e esses quatro times vão brigar para ficar (ou não) com o último assento nesse vagão.
Tem também o Palmeiras...ah, o Palmeiras. O Verdão por conta do seu bom primeiro turno parece que vai se safar e disputar a Séria A em 2012. O jogo com o Grêmio não foi um desastre, o time não merecia ter tomado o gol de empate. Pela primeira vez em muito tempo, o time foi superior ao adversário em campo, e olha que jogar com o Tricolor gaúcho no Olímpico e abrir dois gols de diferença não é uma tarefa das mais fáceis.
O time de Felipão estava bem postado, dominou as ações e pela primeira vez em muito tempo marcou um gol em jogada trabalhada. O gol de Cicinho foi fruto de uma boa jogada de ataque, não foi o mesmo de sempre, bola cruzada na área ou cobrança de falta e escanteio de Marcos Assunção. Se bem que o segundo gol do Verdão nasceu de uma cobrança de falta. No contexto geral, o Palmeiras merecia ganhar o jogo, até porque o Grêmio não encurralou o Palmeiras quando estava perdendo, parece que estava conformado com a derrota. Pelo menos dessa vez, os palmeirenses não tiveram que ficar explicando o porque de mais uma derrota, algo que já estava virando rotineiro e manjado. Abre o olho Verdão.
Isto é tudo pessoal. Até a próxima.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Tá chegando o dia "D"
Posted by José Carlos Ribeiro Junior on 15:15. Botafogo,Colunas,Corinthians,Flamengo,Fluminense,Futebol Brasileiro,Palmeiras,Paulo Rodrigo,Vasco - 1 comment
1 comentários:
Parabéns pela coluna homi, vou ler td semana em especial se meu time for campeão rsrsrsrsrsrs.
Solte mais a mão q vc tem toda a capacidade para escrever cada vez mais.
Postar um comentário