Já se foram longas e dramáticas 37 rodadas neste Campeonato Brasileiro 2011.
Agoniante, angustiante, tenso, dramático, surpreendente, HISTÓRICO.
Um dos campeonatos mais equilibrados de todos os tempos chega na rodada final ainda indefinido. E ainda bem que isso ocorreu. Enquanto o Corinthians vencia o Figueirense e o Clássico dos Gigantes empatava, o que dava o título ao Timão, eu ficava falando comigo mesmo o quanto isso estava errado. Não por ser o Corinthians que estivesse conquistando o título. Mas porque um campeonato tão disputado, tão equiparado, tão imprevisível NÃO PODERIA TER UM CAMPEÃO ANTECIPADO. Contrariaria tudo que o campeonato foi até agora. Não, não era o desfecho que o Campeonato Brasileiro de 2011 merecia. E quando Bernardo, na segunda tentativa, marcou o segundo gol do Vasco no Engenhão aos SOFRIDOS 45 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO, COM MAIS 5 DE ACRÉSCIMO, aí, sim, eu pensei: JUSTIÇA ESTÁ SENDO FEITA.
Em todos os sentidos. Além, é claro, de deixar o campeonato em aberto até a última rodada, o Vasco não poderia morrer faltando um jogo ainda. Um Clássicos dos Milhões não poderia ter como única atração uma possível classificação rubro-negra à Libertadores. Tem de haver o drama, a pressão, a expectativa de se lutar pelo título. Qual a graça teria o Derby paulista com os dois times com seus futuros definidos? A tal entrega das faixas? Agora, sim, IREMOS PARA UMA SEMANA DE CLÁSSICOS EM QUE TUDO PODE ACONTECER. Tudo, menos adiar mais ainda o nosso campeão.
Corinthians e Vasco. Só restaram dois reais postulantes ao título. Os dois melhores times do Brasil em 2011 (pelo menos em campeonatos nacionais, antes que os santistas reclamem). Os dois times mais constantes do Campeonato Brasileiro. Os dois times que mais estiveram no G4. Os dois times que tiveram inícios de ano desastrosos e que na base da superação já são vencedores.
O Corinthians tem uma grande vantagem na teoria. Só precisa do empate. Um ponto apenas, depois de 70 conquistados. Um jogo em casa, onde é mais forte, podendo ser campeão em cima do maior rival e com os corintianos em festa após seu maior vexame em uma Libertadores. O Vasco, que ainda terá um jogo quarta-feira pela Sul-Americana, fazendo de todas as partes do corpo, inclusive as tripas, coração. Doando até as últimas gotas de sangue e suor pelos dois títulos mesmo com um título expressivo e uma classificação para a Libertadores assegurada. Para ele é mais difícil, tem que ser. Além de ter de vencer seu maior rival, que só por isso já dificultaria as coisas, naturalmente, e que luta por uma vaga na Libertadores, ainda terá que torcer para um Palmeiras que já pode entrar de férias vencer um Corinthians que só precisa de um empate. Olhando friamente, dá até para calcular 99% de chances de título corintiano. Mas neste Campeonato Brasileiro tão maluco, até mesmo uma goleada palmeirense não pode ser descartada.
Este mesmo Palmeiras, que mesmo neste domingo já não tinha mais nada com o campeonato, venceu um São Paulo que briga por Libertadores.
Mas é evidente, que quem está mais próximo do título é o Corinthians. Pela campanha e regularidade, o Corinthians foi mais merecedor. Pela história e superação, seria melhor dar Vasco.
SANTA INDEFINIÇÃO. Nada mais característico ao Brasileirão do que ela. E agora serão longos 7 dias só se falando nisso, só se projetando isso, só se especulando, provocando, rezando por isso. Tenho certeza que no dia 4 de dezembro, assim que acordarem, corintianos, vascaínos, palmeirenses, flamenguistas e o BRASIL vai estar ansioso, contando as horas, querendo que o tempo corra. E quando um destes times estiver na frente no placar, seus torcedores estarão rezando para o jogo finalmente acabar, mesmo que este gol seja marcado aos 5 minutos de jogo.
Corinthians e Vasco são tetracampeões Brasileiros. Teremos no domingo que vem um novo penta, um novo clube 5 estrelas. Não é para qualquer um ter 5 Campeonatos Brasileiros. Mas desde quando o Corinthians é qualquer um? Desde quando o Vasco é qualquer um? Ambos são dignos e tem grandeza suficiente para isso e muito mais.
SEJA CORINTHIANS, SEJA VASCO. NÃO IMPORTA QUEM SERÁ O CAMPEÃO, EU JÁ POSSO DORMIR EM PAZ. O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2011 ESTÁ ENTREGUE EM BOAS MÃOS. E O MELHOR: NA HORA CERTA!!!
0 comentários:
Postar um comentário