A torcida gremista que compareceu em peso no estádio Olímpico tem diversos motivos para comemorar. Além de conseguir uma virada histórica contra o Flamengo nesta tarde, vencendo por 4 a 2 depois do clube rubro-negro abrir 2 a 0, a vitória coloca a equipe novamente na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. E de quebra, viu Ronaldinho Gaúcho, hostilizado sempre que tocava na bola, passar em branco.
Faltando 6 rodadas para o fim do campeonato, a derrota de hoje deixa o Flamengo mais longe do título. Com a derrota, o rubro-negro se mantém com 52, ficando à seis pontos de diferença do líder Corinthians. A vaga na Libertadores do ano que vem é a realidade mais próxima . Já o tricolor, com os três pontos conquistados hoje, chega aos 48, ainda podendo sonhar com a competição internacional.
Luxa arma equipe ofensiva, Fla aproveita oportunidades e marcaO Flamengo entrou em campo com uma surpresa na escalação. O jovem Thomas, que entrou bem na partida da última rodada, contra o Santos, começou de titular na vaga de Willians, que ontem não apareceu no treinamento e sequer deu justificativas, podendo não jogar mais com a camisa rubro-negra.
Com uma atmosfera de decisão no estádio Olímpico, com várias vaias e protestos para Ronaldinho Gaúcho, devido a escolha do meia em assinar com o Flamengo no início do ano, o clube rubro-negro tinha uma dura missão a sua frente. Mas não ligou para qualquer pressão e jogou melhor nos 45 minutos iniciais.
Logo aos 2 minutos de jogo, Thomas foi derrubado perto da área. Ronaldinho cobrou a falta com perigo, exigindo grande defesa de Victor. A bola ainda bateu no travessão antes de sair a linha de fundo. O craque rubro-negro já mostrava ali seu cartão de visitas.
O Grêmio, eumpurrado pela torcida, também conseguia chegar ao ataque, mas dependia das jogadas de Douglas. Aos 5 minutos, o meia chutou forte de fora da área e exigiu boa defesa de Felipe. O meia ainda teve outra grande chance de marcar no primeiro tempo, após cortar Léo Moura dentro da área, Felipe fez um verdadeiro milagre.
Sempre marcado, e muito vaiado quando tocava na bola, Ronaldinho não parecia ligar para a pressão. Aos 11 minutos, colocou Deivid na cara do gol, que não aproveitou e chutou para fora.
Mas o gol rubro-negro aos poucos dava pinta que logo sairia. O Flamengo se aproveitava dos contra-ataques e levava perigo ao gol defendido por Victor. Gilberto Silva evitou um gol de Ronaldinho na marca dos 19 minutos, travando o camisa 10.
Porém, cinco minutos depois, Thiago Neves de primeira, deu um lindo passa para Deivid, que aproveitou bem e chutou na saída de Victor. 1 a 0 Flamengo e 14º gol de Deivid no Campeonato Brasileiro, sempre contestado pelos torcedores.
Se o Grêmio não aproveitava as oportunidades criadas, o Flamengo era diferente. Aos 34 minutos, em jogada que começou nos pés de Ronaldinho, Junior César recebeu um bom passe do camisa 10 e cruzou, com a bola sobrando para Léo Moura do lado direito. O lateral viu Thiago Neves livre e tocou. O camisa 7 chutou de primeira, e contando com desvio, ampliou o placar. 2 a 0 Flamengo.
A partida se encaminhava para o intervalo, quando André Lima resolveu colocar o Grêmio de novo no jogo. O atacante recebeu de Mário Fernandes, girou e com um chute rasteiro forte, levantou a torcida no Olímpico.
Ronaldinho some, Grêmio vira e Miralles fecha o placar com golaçoO gol marcado no fim do primeiro tempo por André Lima certamente mudou a direção da partida. E o atacante queria mais. Logo no início, tocou a bola por baixo das pernas de Renato Abreu e emendou um chute colocado. Golaço do camisa 9 para empatar a partida. Festa no Olímpico.
Ao contrário da primeira etapa, o Flamengo não criava mais oportunidades de gol. Ronaldinho, discreto, não tinha sucesso em nenhum jogada. Para fechar o time, Luxemburgo trocou o jovem Thomas por Muralha. O tricolor gaúcho, diferente dos 45 minutos iniciais, não deixava mais espaços em sua defesa, dificultando o ataque rubro-negro.
A substituição do técnico rubro-negro não fez efeito. O Grêmio continuava levando perigo nas chegadas ao ataque. Escudero teve duas chances de marcar após vacilo de Léo Moura na saída de bola. Mas o gol era questão de tempo. Aos 35 minutos, Douglas entrou na área e acertou um belo chute colocado, para virar a partida. Se não bastasse levar a virada, o Flamengo ainda sofreu mais um. Miralles, quatro minutos depois, bateu bem de fora da área, e marcou um golaço. 4 a 2 para o Grêmio no jogo da volta de Ronaldinho Gaúcho a sua casa.
FICHA TÉCNICA GRÊMIO 4x2 FLAMENGOEscalação do GrêmioVictor, Mário Fernandes, Saimon (Edílson), Rafael Marques e Julio Cesar; Fernando, Gilberto Silva, Marquinhos, Douglas e Escudero (Miralles); André Lima. Técnico: Celso Roth
Escalação do FlamengoFelipe, Léo Moura, Alex Silva, Wellington e Junior César; Aírton (Jael), Renato, Thiago Neves e Thomas (Muralha); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Deivid (23'/1ºT), Thiago Neves (35'/1ºT), André Lima (43'/1ºT e 5'/2ºT), Douglas (35'/2ºT), Miralles (39'/2ºT)
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 30/10/2011, às 16h
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG)
Join The Community